a beleza da grecia
Atenas, considerada berço do pensamento político e filosófico, foi, no ano 480 a. C., saqueada e quase totalmentedestruída pelos Persas. Temístodes, que derrotou os invasores, mandou reconstruir a cidade, que passou a sermuralhada. Em 450 a. C. Péricles converteu-a numa grande cidade e mandou construir vários monumentos, como oPártenon e o templo de Nike. Era um importante centro cultural e intelectual e nos seus tribunais eram julgados oscasos relativos a toda a região do mar Egeu. O seu sistema democrático converteu-se num modelo de cultura helénica,mas onde mulheres, estrangeiros e escravos não tinham quaisquer direitos. A cidade foi posteriormente derrotada porEsparta e apesar da condenação à morte de Sócrates, a filosofia floresceu com Aristóteles e outros filósofos seuscontemporâneos, que fundaram diferentes instituições de ensino da Retórica. Em 338 a. C. foi dominada pelaMacedónia e em 146 a. C. pelos Romanos, sendo saqueada pelo general Sula, no ano 86 a. C.. Durante o períodobizantino, os seus templos transformaram-se em igrejas cristãs e o seu poder desapareceu. Depois de ser ducadofeudal francês foi incluída no Império Otomano em 1458, o qual converteu o Pártenon em mesquita muçulmana. Nofinal da Guerra da Independência, em 1833, a cidade libertou-se do domínio turco e Otão, o seu novo rei, transformou-a na capital da Grécia unificada.
A maior parte dos monumentos localiza-se na Acrópole e foi construída na Idade do Ouro do século V a. C.. Estasconstruções incluem o Pártenon, os Propileus, o Templo de Atena Nike, o Erectéion, o Teatro de Dionísio e os Templosde Teseu e do Olimpo.
Aspetos Turísticos e Curiosidades
A Acrópole é considerada o símbolo emblemático da capital grega e aí se adivinham as ruínas dos seus monumentosmais importantes. A parte moderna da cidade centra-se na Praça da Constituição, onde