a baixa idade média
R. “ Inicialmente através das Cruzadas e em seguida pela fixação ali de feitorias comerciais permanentes, garantiu um fluxo continuo de produtos, especiarias e sobretudo em estilo de vida novo para a Europa. A criação desse eixo comercial, reforçada pelo crescimento demográfico, pelo desenvolvimento da tecnologia agrícola e pelo aumento da produção nos campos europeus ...” (pag. 05)
2. O que foi a crise do século XIV e como se pode relacioná-la com o período subseqüente (século XV),em que há um desenvolvimento econômico (Revolução Comercial), político (formação das monarquias nacionais), social (fortalecimento da burguesia) e cultura (Renascimento)?
R.” Os fatores que tem sido apontado pelos historiadores como os principais responsáveis por esse refluxo do desenvolvimento econômico são: a Peste Negra, a Guerra dos Cem Anos e as revoltas populares. Essa crise do século XIV tem sido denominada também crise do feudalismo, pois acarretou transformações tão drásticas na sociedade, economia e vida política da Europa.” (pag. 06)
3. De que forma os interesses da burguesia, filiadas as grandes casa comerciais, e dos monarcas se estreitam originando o processo de formação do Estados nacionais (século XV)?
R. “ A burguesia via neles um recuso legitimo contra as arbitrariedades da nobreza e um defensor de seus mercados contra a penetração de concorrentes estrangeiros. A unificação política significava também a unificação das medas e dos impostos, das leis e normas, de peso e medidas, fronteiras e aduanas. Significava a pacificação das guerras feudais e a eliminação do banditismos das estradas.” (pag. 09)
4. a) De que maneira o desenvolvimento do comercio e o do saber técnico - cientifico se relacionam?
R. “ Criaram-se novas técnicas de exploração agrícola e mineração, de