A ação do homem no meio ambiente e suas consequências
A ação do homem no meio ambiente e suas consequências.
Colégio Lusíadas.
Campo Grande – 2009.
A ação do homem no meio ambiente e suas consequências.
Introdução:
A contradição nas relações homem-natureza consiste principalmente nos problemas dos processos industriais criados pelo Homem. Esse processo é visto como gerador de desenvolvimento, empregos, conhecimento e maior expectativa de vida. Porém, o homem se afastou do meio ambiente, como se não fizesse parte dele. Com todo esse processo industrial e com a era tecnológica, a humanidade conseguiu contaminar o próprio ar que respira, a água que bebe, o solo que provém os alimentos. Todas essas destruições colocam em risco a sobrevivência da Terra e dos próprios seres humanos.
O elevado índice de consumo e a conseqüente industrialização esgotam ao longo do tempo os recursos da terra, que levaram milhões de anos para se compor. Muitos desastres naturais são causados pela ação do homem, ao contrário de muitos que pensam que a natureza é violenta, mas seu maior agressor é o homem, que não se deu conta de que deve sua existênci a à ela. Todos esses processos industriais transformam o meio ambiente, poluindo o ar, a água, os solos, destruindo florestas, fazendo com que muitas pessoas se afastem e não tenham contato com o mundo natural.
Mesmo que o homem tenha hoje uma maior consciência sobre sua intervenção no mundo natural, o que podemos até considerar um avanço, mediante as grandes degradações que já ocorreram até agora, ainda não há consciência suficiente. Ou seja, muitas ações deveriam ser colocadas em prática para a preservação do meio ambiente como um todo. O que vemos atualmente é que os índices de degradação aumentaram, enquanto de um lado existem muitos lutando por um mundo melhor, de outro lado, a grande maioria busca seu próprio crescimento econômico, com o objetivo de consumir cada vez