A ação da endorfina na dopamina: equilíbrio e desenvolvimento do sujeito com tdah
Edmilson da Silva Alves*
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo despertar e instigar outros pesquisadores a buscar esclarecer os benefícios alcançados no tratamento do sujeito com Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, através da atividade física, jogos, esportes e brincadeiras, dependendo do nível de desenvolvimento e maturação do sujeito, encontrando na endorfina, produzida pelo próprio organismo, o equilíbrio da dopamina e, consequentemente, o pleno desenvolvimento do sujeito aprendente.
Palavras-chave: Endorfina. Dopamina. Equilíbrio. Aprendizagem. Tdah.
_______________
*Estudante do curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional, na Universide Paulista, sob orientação da Professora Especialista Ana Paula Palomo Coutinho.
INTRODUÇÃO
Esta pesquisa tem por objetivo despertar e instigar outros pesquisadores a buscar esclarecer os benefícios alcançados no tratamento do sujeito com Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, através da atividade física, jogos, esportes e brincadeiras, dependendo do nível de desenvolvimento e maturação do sujeito, encontrando na endorfina, produzida pelo próprio organismo, o equilíbrio da dopamina e, consequentemente, o pleno desenvolvimento do sujeito aprendente.
Tem sido observado que alguns profissionais na área da saúde mental indicam para pessoas com transtornos de ordem mental e cognitva, além dos tradicionais medicamentos a base de metilfenidato, também indicam a prática de atividade física. Porém, não sabem a constância ou frequência, a intensidade e muito menos o tipo de atividade. O que é pior ainda é não falar para a família do paciente, e aí não se sabe se é pelo motivo de desconhecer a importância efetiva da atividade física no tratamento, ou por