A avaliação formativa e seus beneficios no processo da aprendizagem no ensino superior
Adão Moreira da Silva
Bacharel em teologia pelo Instituto Teológico Pastoral do Ceará, formado em Filosofia pelo Instituto de Filosofia Verdade e vida – Cajazeiras –PB, pós graduado em Ensino de Filosofia e Docência do Ensino Superior pela FINOM – MG, professor da rede publica e particular de Campos Sales – CE.
RESUMO
O presente artigo teve como proposta de estudo apresentar a avaliação formativa e seus benefícios no processo do ensino aprendizagem na docência do ensino superior. Por meio de uma analise de sete textos ( cinco disponível em biblioteca e dois na internet) procurou-se investigar e compreender, sobretudo, como a avaliação formativa pode interferir de modo significativo no processo de ensino aprendizagem. A metodologia da pesquisa foi a revisão de literatura. Os resultados atestaram a avaliação formativa auxilia os professores e os alunos a abrirem seus horizontes possibilitando o discernimento necessário na execução de suas atividades e a superação das dificuldades encontradas ao longo do percurso da aprendizagem. Isso caracteriza a avaliação formativa como um ato continuo voltado para o futuro cujo objetivo é diagnosticar até que ponto as informações transmitidas em um dado período foram assimiladas de modo satisfatório e detectar quais são as estratégias a serem adotadas para a superação dos obstáculos que impediram a captação dos conteúdos estudados.
Palavras-chaves: Avaliação Formativa. Aprendizagem. Instrumentos Avaliativos.
Introdução
O processo avaliativo sempre esteve presente no decorrer da historia da educação, não importando as estratégias e as metodologias utilizadas ou que configuram o paradigma do sistema educacional. Avaliar sempre será uma necessidade básica que acompanhará todos os níveis da pratica educativa. No ensino superior, a necessidade de avaliar constitui um dos pilares fundamentais do processo do ensino aprendizagem. No