a avaliação deve orientar
A avaliação faz a mediação entre os processos de ensino e aprendizagem que, embora distintos, se comunicam, dialogam entre si, clareando tanto para o docente quanto para o aluno as exigências de crescimento.
No ambiente escolar, no qual as competências são desenvolvidas, a avaliação anda lado a lado com o processo de ensino e aprendizagem para verificar se o que se pretende ensinar está sendo aprendido pelo aluno.
A avaliação sempre deve estar a serviço do aluno. Isso significa que ela tem que descobrir suas dificuldades e necessidades e alterar os rumos dos alunos. Ela é constante e a observação do aluno pode ser feita durante trabalhos em grupo, jogos e brincadeiras. Só que o olhar do professor, nesses momentos coletivos, deve ser sempre para todos os estudantes.
Pensar na organização do trabalho em sala de aula é pensar no aproveitamento do espaço e do tempo, na organização dos materiais, no relacionamento professor e aluno e nas atividades adequadas às metas pretendidas. A aula é um processo de ensinar e aprender, onde se cria e desenvolvem condições necessárias para que o aluno adquira conhecimento e habilidades desenvolvendo potenciais para a vida tanto profissional como pessoal.
O