A avaliação de desempenho do magistério
Maria da Gloria Grigorio Bento
Avaliação de Desempenho do Magistério
Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento do Curso de pós-graduação da Universidad de León.
Orientador: Dr. José Manuel Figueroa Gonzales Co-orientadora: Msc. Célia Regina Beiro da Silveira
Florianópolis, Brasil 2011
Dedico essa dissertação a Romildo Lage Magalhães, que, além de ser um grande líder, incentiva as pessoas à conquista de seus sonhos.
AGRADECIMENTOS
Agradeço a Deus, em primeiro lugar, por ter me dado a vida, ânimo, e dedicação; aos meus filhos pela compreensão da ausência; ao meu marido pelo companheirismo e incentivo; aos meus familiares e amigos que sempre me apoiaram nessa busca incessante. Em especial, agradeço à Lindisley, à Marly e ao Francisco pelo apoio no fornecimento de dados informacionais.
“A verdadeira independência do caráter nos dá o poder para agir, abandonando a posição passiva. Ela nos liberta da dependência das circunstâncias e da outras pessoas, sendo um objetivo valioso, libertador. Mas, nem por isso é o objetivo supremo de uma vida eficaz”. STEPHEN R. COVEY
RESUMO
Na atualidade, questiona-se muito a valorização do professor – profissional do magistério principalmente no setor público. Em contrapartida, há também o questionamento quanto à qualidade do trabalho prestado. Para entender esse paradoxo, foi necessária uma viagem no tempo, desde o descobrimento do Brasil, passando pelos diversos reinados e governantes, até os dias atuais. Outro fator relevante, foi conhecer e entender a evolução da administração pública, o surgimento da Avaliação de Desempenho desse profissional, avaliação esta que proporciona discurssões e questionamentos quanto a sua eficácia, necessidade e intenção. Apesar das dúvidas, acredita-se que a Avaliação é a