A avaliação da aprendizagem como processo construtivo de um novo fazer
A avaliação é parte integrante do processo ensino aprendizagem e hoje ganhou um espaço vasto nos processos de ensino. Para isso requer um preparo técnico e grande capacidade dos profissionais.
No novo paradigma a avaliação da aprendizagem é um processo mediador na construção do currículo; afirma Perrenoud (1999).
O professor não pode supervalorizar os resultados das provas periódicas. O professor que trabalha de uma forma dinâmica e com interação a longo do ano sabe da produção e participação de cada aluno. A prova é somente uma formalidade do processo escolar, sendo assim a avaliação formal é datada e obrigatória, por isso deve ter inúmeros cuidados em sua elaboração e aplicação.
1. INTRODUÇÃO
Os métodos de avaliação exercem espaço importante no conjunto das praticas pedagógicas aplicadas ao processo de ensino aprendizagem.
Oliveira (2003), afirma que devem representar as avaliações aqueles instrumentos imprescindíveis à verificação do aprendizado efetivamente realizado pelo aluno, ao mesmo tempo em que forneçam subsídios ao trabalho docente.
A avaliação da aprendizagem possibilita a tomada de decisão para a melhoria da qualidade de ensino.
2. ORIGEM DA AVALIAÇÃO
Avaliar tem origem do latim a + valere, e significa atribuir valor e mérito ao objeto em estudo.Então podemos dizer que avaliar é atribuir juízo de valor sobre a propriedade de um processo para a aferição da qualidade do seu resultado.
Ela tem sido estudada desde o inicio do século XX, mas segundo Caro apud Goldberg & Souza (1982), desde 1897 existem registros dos relatos de J.M. Rice sobre uma pesquisa avaliativa utilizada para estabelecer a relação entre o tempo de treinamento e o rendimento em ortografia, revelando que uma grande ênfase em exercícios não levava necessariamente a um melhor rendimento.
Nessa época, as pesquisas avaliativas voltavam-se particularmente para a mensuração de mudanças do comportamento humano. A avaliação da aprendizagem tem seus