A autora Elisa Garcia inicia o texto falando que pesquisas recentes sobre a Hist ria dos ndios tem demonstrado as diversas formas que os ndios interagiam com os agentes presentes no processo de constru o da sociedade

628 palavras 3 páginas
A autora Elisa Garcia inicia o texto falando que pesquisas recentes sobre a História dos índios tem demonstrado as diversas formas que os índios interagiam com os agentes presentes no processo de construção da sociedade colonial como os missionários, os funcionários reais e mais a frente com os escravos africanos.
E nesse processo os portugueses usaram todos os recursos disponíveis para utilizarem os índios na realização dos seus projetos- E os grupos nativos aprenderam rapidamente os significados que eram importantes para essa sociedade colonial.
E a autora coloca que os Portugueses não foram os únicos interessados nas terras recém descobertas, pois nas primeiras décadas de 1500 os Franceses se colocaram em competição concorrendo pela primazia, na aliança com os indígenas, para o comercio da terra, e pq essa aliança garantiria sua continuidade no litoral.
E os índios foram os responsáveis pelo equilíbrio das disputas entre os portugueses e os Franceses (de acordo com suas prioridades).
E Elisa Garcia trata em seu texto das Políticas indígenas e das Políticas indigenistas.
E ela diz que quando Tomé de Souza (que era governador geral de Portugal) chegou ao Brasil em 1549 ele encontrou uma situação perigosa marcada pela ameaça dos Franceses e por vários conflitos com os índios devido a escravização generalizada.
E a coroa Portuguesa sabia que para promover o desenvolvimento da costa era preciso o uso da mão de obra indígena e para apaziguar a população nativa e assegurar a posse dos domínios do território contra as pretensões dos Franceses e dos ataques de grupos nativos era preciso consolidar uma aliança com os índios chamados de amigos (aqueles que se aliavam aos portugueses).
E para isso Tomé de Souza iniciou uma política indigenista, visando contemplar aos interesses dos índios aliados aos colonizadores- E Tomé de Souza buscou consolidar uma divisão entre índios amigos e hostis os inimigos.
E os índios amigos teriam uma serie de direitos e privilégios

Relacionados