A autonomia Da Politica
Professor: José Carlos
Filosofia
Alunos: Leandro Carvalho, Jair Siqueira e Davidson Cabral.
QUESTÕES
01. Sobre Maquiavel responda:
a) O que é maquiavelismo e por que esse mito não se aplica a Maquiavel?
É a forma de governo de um príncipe, apresentada na obra “O príncipe”. Que dá há entender que o poder deve ser conquistado e mantido, e para tanto se justifica o poder absoluto; posteriormente, alcançada a estabilidade é possível e desejável a instalação do governo republicano. A expressão “maquiavélico” para definir alguém esperto e sem escrúpulos é uma deformação da história. Maquiavel realmente foi muito sagaz e com grande visão.
b) Defina virtu e fortuna na filosofia de Maquiavel;
Habilidade de agir da maneira certa no momento certo. Para Maquiavel a vitu é o único modo de se chegar à glória da historia. A ideia de fortuna em Maquiavel vem da deusa romana da sorte e representa as coisas inevitáveis que acontecem aos seres humanos.
c) Em que sentido Maquiavel distancia-se da política normativa e qual sua concepção de moral?
Ele não busca as normas que definem o bom regime, nem explicita quais devem ser as virtudes do bom governo. Para Maquiavel, a moral política distingue-se da moral privada, uma vez que a ação política deve ser julgada a partir das circunstâncias vividas e tendo em vista os resultados alcançados na busca do bem comum.
d) Que relações ele estabelece entre democracia, a corrupção como ameaça a aquela e o conflito como meio para alcançar a Ordem republicana?
Maquiavel percebe que o conflito é uma forma inerente á atividade política, e que esta se faz justamente pela conciliação de interesses divergentes. A liberdade resulta de forças em luta, num processo que nunca cessa, já que a relação entre as forças antagônicas é sempre de equilíbrio tenso.
02. Explique a concepção de soberania segundo Jean Bodin.
A concepção de soberania segundo Jean Bodin, é que o poder soberano deve ser