A Auditoria Interna nas Empresas
1 Introdução
A auditoria interna é uma atividade que visa à implantação e à manutenção de processos de controle interno nas organizações. É ainda desconhecida pela grande maioria das organizações, especialmente pelas médias e pequenas empresas.
Porém, com as novas exigências fiscais e legais que estão entrando em vigor no Brasil, muitas empresas têm buscado colocar a auditoria interna em seus processos, como medida preventiva para se preparar para auditorias externas e se manterem regulares perante os órgãos fiscalizadores.
Ao implantarem tais processos, as empresas se beneficiam pelo fato de estarem sempre se certificando do bom andamento dos processos dentro das mesmas, além de beneficiarem pela redução de custos com auditorias externas, uma vez que os processos de monitoramento e controle passam a ser permanentes.
A causa do surgimento da auditoria interna se deu devido à expansão dos negócios da empresa, sentindo necessidade de dar mais vida às normas internas, devido ao fato de que o administrador ou proprietário da empresa, não poderia supervisionar todas as atividades. Entretanto de nada valeria a implantação de procedimentos internos sem que houvesse um acompanhamento, no sentido de verificar se esses estavam sendo seguidos pelos empregados.
Portanto, o auditor interno surgiu como uma extensão profissional da auditoria externa. O auditor interno é um empregado da empresa e, dentro de uma organização, ele não deve estar subordinado àqueles cujo trabalho examina.
Enquanto a auditoria externa tem por finalidade emitir pareceres sobre as demonstrações financeiras, a auditoria interna tem como função principal avaliar o processo de gestão, no que se refere aos seus diversos aspectos, tais como a governança corporativa, gestão de riscos e procedimentos de aderência às normas regulatórias, apontando eventuais desvios e vulnerabilidade às quais a organização está sujeita.
2 Os Objetivos da Auditoria Interna