A ATUAÇÃO ÉTICA NO ÂMBITO DA SAÚDE
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 5
2.1 O PROJETO ÉTICO-POLITICO PROFISSIONAL 7
2.2 CÓDIGO DE ÉTICA DO SERVIÇO SOCIAL E LEI DE REGULAMENTAÇÃO 8
3 CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
A relevância do tema proposto circunda, de um lado questionamentos desvelados no decorrer da formação acadêmica, a partir da reflexão teórico-prática e da aspiração em compreender o significado social da profissão e a condição do Assistente Social como trabalhador, de outro, a temática vem ao encontro do debate pautado em encontros, congressos, simpósios da categoria, testemunhando a centralidade que adquiriu o tema na própria identidade do Serviço Social brasileiro, e sustentação nuclear do trabalho profissional dos Assistentes Sociais inseridos nos respectivos espaços ocupacionais, assim como a afirmação da direção social e política da profissão neste contexto. Dada a indissociabilidade do projeto profissional aos projetossocietários (NETTO, 1999).
O principal intuito foi apresentar os resultados investigados para que se possa analisar como os assistentes sociais levam ao cotidiano o Projeto ético-político do Serviço Social no trabalho realizado no âmbito das políticas públicas, com vistas a contribuir com subsídios para o fortalecimento deste projeto coletivo.
A proposta de apresentar o Projeto Profissional como objeto de estudo é mostrar as várias áreas de atuação deste profissional que a cada dia vem crescendo em nosso cotidiano com grande responsabilidade de esclarecimento e intervenção sobre as classes carentes da sociedade.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A atuação profissional do Assistente Social na Assistência Social, esta regida por duas normas entre o código de ética profissional de 1993 e a lei de regulamentação profissional que tem o comprometimento com o projeto