A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA SALA DE AULA
2-
3-
4-
5-
6-
7-
8-
9-
10-
11-
12-
13-
14-
15-
16-
17-
18-
19-
20-
21-
22-
23-
24-
Lagoa da Prata-MG 2014
A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA
SUMÁRIO
1-INTRODUÇÃO................................................................................................3
2-DESNVOLVIMENTO.......................................................................................4
3-CONSIDERAÇÕESFINAIS.............................................................................5
4-REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...............................................................6
1-INTRODUÇÃO
A escola é um espaço que deve favorecer a todos os cidadãos. O acesso ao conhecimento, o desenvolvimento de competências e a possibilidade de apreensão do conhecimento historicamente produzido pela humanidade e de sua utilização no exercício efetivo da cidadania é um direito de todo indivíduo.
A educação básica é o primeiro nível do ensino escolar no país e compreende três etapas: a educação infantil, para crianças com até 5 anos, o ensino fundamental, para alunos de 6 a 14 anos e o ensino médio, para alunos de 15 a 17 anos.
Uma escola inclusiva acolhe a todos. É um espaço onde não existem critérios ou exigências de natureza alguma, nem mecanismos de seleção ou discriminação para o acesso e sua permanência. E aspira fazer valer os efetivos direito à educação, a igualdade de oportunidades a todos e apoia a integração das diversidades. A inclusão é uma questão de direitos e justiça. A Constituição Brasileira de 1988 assegura a todos a igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola, sem qualquer tipo de discriminação. Também a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN), Lei nº 9.394/9, no Capítulo III, art. 4º, inciso III, diz que é dever do Estado garantir o “atendimento educacional especializado