A atuação pedagógica inclusiva do professor na educação básica
A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR PARA EDUCAÇÃO
INCLUSIVA NA REDE MUNICIPAL DO RECIFE
Helidiane Souza de Lima1
Tícia Cassiany Ferro Cavalcante2
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo identificar as principais necessidades dos profissionais da educação básica em relação à inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino. Foram realizadas entrevistas com roteiro semi-estruturado com professores do ensino fundamental da rede Municipal da Cidade do Recife – PE. A análise foi realizada com base no conceito de Núcleos de Significação, após transcrição, na íntegra, de todas as entrevistas. Os resultados demonstraram que os professores abordam, sobremaneira, a necessidade de formação continuada para educação inclusiva. Nos seus discursos, verifica-se que a “inclusão” parece se resumir somente a matrícula e permanência do aluno, além disso, os participantes citaram a falta de apoio estrutural, especializado e formativo. Faz-se necessário a implementação de políticas publicas e planejamento educativo inclusivo.
Palavras-chave: formação continuada; educação inclusiva; políticas públicas
1. INTRODUÇÃO
Esse estudo tem como ponto de partida a reflexão sobre a inclusão, bem como sobre a interação entre professor e alunos que favoreça o processo de inclusão em ambiente escolar.
A questão relaciona-se diretamente com a formação continuada de professores e equipes pedagógicas. A idéia de trabalhar com esse tema surgiu da experiência com um aluno com necessidades educacionais especiais. Esta experiência deu-se no início da atuação profissional da primeira autora, como professora da rede municipal do Recife; recém formada em magistério, primeiro emprego e um desafio enorme: trabalhar com um aluno
1
Concluinte do Curso de Graduação em Pedagogia – Centro de Educação – UFPE. heli.lim@hotmail.com 2
Professora Adjunta do Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais – Centro de Educação –
UFPE.