A atuação do profissional do direito
Quando pensamos no profissional de direito, pensamos no advogado, é uma das áreas de atuação do bacharel em Direito, mas não a única. Também é possível seguir a carreira jurídica, em órgãos públicos.
Na carreira de advocacia ou na jurídica, o estudante de direito zela pelas boas relações entre cidadãos, empresas e poder público. Ele analisa disputas e conflitos com base no que estabelecem a Constituição e as demais leis do país. Defende os interesses de indivíduos, empresas e da sociedade em geral, em diversos campos, como direito penal, civil, previdenciário, trabalhista, tributário e comercial.
As diversas áreas do direito:
• Advogado
Um advogado é um profissional liberal, bacharel em direito, autorizado pela OAB através de avaliações a exercer essa função. O advogado é uma peça essencial para a administração da justiça e instrumento básico para assegurar a defesa dos interesses das partes em juízo.
Pode-se decompor a atuação da advocacia em sete funções jurídicas básicas: 1. Assessoria jurídica; 2. Consultoria jurídica; 3. Procuradoria jurídica; 4. Auditoria jurídica; 5. Controladoria jurídica; 6. Planejamento jurídico e o 7. Ensino jurídico. Mas a principal atribuição de um advogado é mover ações judiciais, a direito seu ou de outrem.
O advogado também pode ser especialista em um ramo do Direito, como o advogado criminalista, advogado trabalhista, por exemplo.
• Promotor de Justiça
O Promotor de Justiça possui atribuições para atuar em defesa da ordem jurídica e do regime democrático, adotar medidas judiciais ou extrajudiciais para proteção dos direitos que a Constituição garante ao cidadão, zelar pela probidade administrativa e proteger o patrimônio público e social.
O acesso se dá por meio de concurso público de prova de conhecimento e títulos.
• Defensor Público da União
São atribuições do Defensor Público Geral, dentre outras:
I - dirigir a Defensoria Pública da União, superintender e