A atuação do profissional contábil nas Instituições Financeiras.
Como resposta às condições que lhe são oferecidas pela sociedade, cada pessoa constrói um conjunto de crenças e valores que serve como sustentação do comportamento que adota ao longo da vida, na busca dos objetivos que ela persegue. (LISBOA, 1997, p. 22)
Para Lopes de Sá (2004, p. 15) “Em seu sentido de maior amplitude, a Ética tem sido entendida como a ciência da conduta perante o ser e seus semelhantes”. Tendo em vista que cada ser humano carrega consigo suas crenças e princípios, com formas e objetivos diferentes, existem então desde os primórdios da vida terrestre conflitos entre estes.
Surge então a necessidade segundo Lisboa (1997, p. 22) de “estabelecer os níveis aceitáveis que garantam a convivência pacífica dentro das sociedades e entre elas” evidenciando este o objetivo da Ética.
Diante destes conflitos vivenciados na sociedade empresas e empresários, assim como as instituições financeiras se veem frente a um mercado competitivo e avassalador, onde algumas destas empresas se acham no direito de atacar de todas as formas e maneiras a seus concorrentes para