A atuação do assistente social na saúde mental
A atuação do Assistente Social na Saúde Mental
Andrea Freiberger Ribeiro da Silva Prof. Orientador: Joviane Colombelli Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI Serviço Social (SES 0155) – Prática Módulo I 21/01/2013 RESUMO A atuação do assistente social na psiquiatria do Hospital são Roque de Luzerna, consiste em num primeiro momento orientar a família do usuário, explicar e tentar fazer entender que seu familiar esta doente. Em seguida trabalhar com o usuário, fazer com que ele tenha uma maior interação social, através dos trabalhos aplicados Os direitos sócias devem ser explicados e no final do tratamento o usuário deve ser encaminhado ao CAPS ou a secretaria de saúde do seu município, para dar continuidade ao tratamento.
Palavras-chave: Psiquiatria; Família do Usuário; Direitos sociais.
1.
INTRODUÇÃO
Este estudo tem por objetivo, apresentar uma análise do processo de trabalho do Assistente Social na área da saúde mental tendo como base a entrevista realizada com a Assistente social do Hospital São Roque. Esta entrevista propiciou o interesse no assunto “Saúde Mental” que posteriormente foi aprofundado através de leitura e pesquisa bibliográfica.
A inserção do Serviço Social na sociedade se solidificou perante um serviço especializado que em premissa o Estado, fez uso para resolver ou aplacar o problema social causado pelo capitalismo.
Inicialmente se abordara o que é doença mental, e de que forma o Assistente Social atua junto a estas instituições. Na seqüência falaremos sobre as necessidades dos pacientes junto a sociedade e a família, que é fator determinante no tratamento destes usuários. E finalmente a continuidade do tratamento após a internação.
2.
DESENVOLVIMENTO
2.1 O Que é Doença Mental?
2
Quando falamos em doença mental, surge em nossa mente uma pessoa louca, mas qual seria a definição de loucura... A loucura ou insânia é segundo a psicologia uma condição