A ATUAÇAO PEDAGOGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇAO BASICA
Esse tema hoje está cada vez mais atual e cada vez mais discutido nas escolas. E a discussão gira em torno de como ocorre essa inclusão nas escolas?
Primeiramente a escola deve estar adequada àquela criança, jovem ou adulto. Tendo profissionais adequados e espaços direcionados as determinadas deficiências. Essa escola deve também respeitar os limites do educando e desenvolver uma real integração social na comunidade em que vivem.
A inclusão é, portanto um conceito intrigante, que busca retirar as barreiras impostas pela exclusão em seu sentido mais global. Á partir desse pressuposto e das pesquisas realizadas entende- se que a Inclusão ainda está longe de ser como a lei pede, por um lado o despreparo dos professores, por outro lado a não aceitação de muitos profissionais, por acharem que os país educam melhor que a escola, outros defendem o antigo método de educação com dois sistemas, sem a inclusão. Nota-se, portanto que embora a lei obrigue a cumprir tal papel, a escola aceita por obrigação, mas não traça um método de ensino engajador, prova disso é o depoimento da professora Guaracilda da Silva Mendonça que encontrou problemas até para executar um projeto inclusivo. Vale ressaltar que educação é, portanto um direito de todos, previsto em lei e assegurá-lo é necessariamente, dar boas vindas a esse aluno, sem questionar suas possibilidade ou dificuldades. Respeitando-os, integrando-os ao cotidiano escolar, visando capacitar e melhorar a vida desse educando.
Consideraçoes finais
Os objetivos do trabalho foram atingidos, ao desenvolvê-lo, conclui que