A atua o do psic logo em contextos espec ficos
No contexto a seguir você encontrará informações de atuação do psicólogo em contextos específicos, apresentando algumas particularidades do meio da saúde, educação e organizacional e pesquisa.
A atuação do psicólogo do contexto da saúde
Como foi retratado anteriormente, o contexto da saúde engloba a atuação em vários aspectos como a educação, organização e pesquisa.
Psicologia Clínica (atuação em consultório particular e outros locais)
No contexto saúde, a psicologia clínica é usada como uma forma típica de atuação do psicólogo. A atuação visa a regra do profissional com a clientela, com o objetivo de promover um estado saudável. A psicologia clínica usa mecanismos como a ciência para desenvolver métodos e técnicas para atingir o objetivo.
Você verá mais à frente, no decorrer dos contextos, que a profissão foi se modificando até a atualidade, onde os profissionais começaram a questionar a predominância desse modelo de atuação do psicólogo, onde é atendido um grupo de pessoas como na saúde pública, individual ou particular.
A prática clínica tem sido um modelo tradicional, de muita importância para a sociedade, tanto nos serviços públicos como no geral. As principais atividades exercidas pelos psicólogos clínicos são: psicodiagnóstico, psicoterapia, aconselhamento, etc.
No consultório particular, uma das atuações mais conhecidas pela sociedade, é onde podem ser atendidas pessoas individualmente ou em grupos, em acordo com técnicas oferecidas pela própria psicologia como ciência.
Os psicólogos menos experientes, normalmente recorrem a ajuda de outros psicólogos com mais experiência, a fim de resolverem seus casos. O psicólogo pode encaminhar seu cliente para outro profissional, caso não consiga lidar com o caso, porém não é p que costuma ocorrer em consultórios particulares.
Psicologia Hospitalar (atuação em hospitais gerais)
Débora Eugênio
Psicologia Institucional e Comunitária (atuação em instituições de