A Atua o do Psic logo Hospitalar no Tratamento do Sujeito Portador de Doen a Cr nica

2047 palavras 9 páginas
A Atuação do Psicólogo Hospitalar no Tratamento do Sujeito Portador de Doença Crônica
Resumo: O presente trabalho objetivou refletir e analisar algumas questões que perpassam a atuação do psicólogo hospitalar no tratamento do sujeito portador de doença crônica, bem como o aspecto psicossocio-afetivo do paciente, os mecanismos de defesa que se manifestam na pessoa portadora de doença crônica, os estágios emocionais no paciente após o diagnóstico de tal doença e o processo de humanizar a equipe multidisciplinar no manejo dessa prática. Pontua-se a necessidade de compreensão dos aspectos emocionais implicados no processo de adoecimento. Nesta perspectiva, busca-se uma integração de toda equipe de saúde a fim de reduzir o sofrimento psíquico do paciente, encorajá-lo a criar novas possibilidades de enfrentamento e possibilitar um alívio emocional para o sujeito e sua família.
Considerações Iniciais
Nos últimos anos, a doença crônica tem ganhado notável atenção por parte de toda equipe de saúde e das instituições que se dedicam ao tratamento e à pesquisa dessa condição humana. Muitos profissionais uniram-se em suas diferentes especialidades a fim de promover novas formas de cuidado e assistência à pessoa com doença crônica e possibilitar melhor qualidade de vida, principalmente para os indivíduos que avançam para um estado terminal de adoecimento.
A doença crônica se caracteriza como um estado patológico permanente, que produz alterações psicológicas irreversíveis e requer um processo longo de reabilitação, observação, controle e cuidados. Entende-se que a doença causa desarmonia e conflitos na vida do indivíduo. Portanto, a psicologia e toda equipe multidisciplinar contribuirá para ajudar o sujeito a manter o equilíbrio e entender o funcionamento de tal condição.
A Psicologia objetiva dar novos sentidos à pessoa com doença crônica por meio de uma abordagem humanizada com o paciente e seus familiares. O psicólogo hospitalar deve fornecer ao sujeito instrumentos

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas