A Atua O Do Profissional Do Direito Na Atualidade
I. Introdução
Atravessa a sociedade contemporânea grande impacto nas suas estruturas, provocado pelas profundas e rápidas transformações. E, sem que tivesse tempo de absorver as mutações de uma geração, nova onda de alterações mistura tendências e atropela os valores estabelecidos. Daí o prestígio, na pós-modernidade, do efêmero, do volátil, da aparência, da mistura de estilos e da insegurança das verdades. Estamos na época do pós-tudo, porque na pós-modernidade há a contestação dos valores da Revolução Francesa, do marxismo, do pensamento Kelsiniano e das descobertas freudianas. Enfim, questionam-se os valores acumulados pelas gerações antecedentes, ao tempo em que se tem uma sociedade cada vez mais complexa.
As dificuldades não são apenas do primeiro mundo, das nações ricas e civilizadas. Todos fazem parte do cadinho que atinge um planeta cada vez menor, porque todos estão cada vez mais próximos.
Dentro desse quadro o Brasil não poderia ser diferente e também enfrenta os desafios da era digital, com um agravante: sem ter tido tempo de modernizar-se, e cumprir as promessas constitucionais inseridas na Carta de 88, quando adotou o modelo de Estado Social e abandonou o modelo de Estado Liberal.
Obrigado a aceitar as regras da globalização, para não ser atropelado pela irreversível marcha da história, realizou o Estado Brasileiro a sua política no sentido do neoliberalismo, preparando-se para enfrentar os desafios da política econômica internacional.
Talvez tenham sido os profissionais da área jurídica os mais atingidos com o processo de mudança, visto que são os bacharéis os primeiros a absorverem, no seu trabalho, os reflexos das políticas institucionais, tendo como limite o status quo, formado por valores preestabelecidos e sedimentados nas leis.
A velocidade da vida pós-moderna faz com que as leis pareçam distanciadas da realidade, por disciplinarem situações aquém ou além do cotidiano social.
Por outro ângulo, luta-se