A Atividade Avaliativa 3
A última frase da seção I do Manifesto ("Burgueses e Proletários", p. 7-27) afirma:
"A burguesia produz, sobretudo, seus próprios coveiros. Sua queda e a vitória do proletariado são igualmente inevitáveis".
Explique a frase acima, abordando os seguintes pontos:
- a relação entre o desenvolvimento dos meios de produção e as formas de dominação;
- o caráter revolucionário da burguesia;
- a posição dos trabalhadores na sociedade burguesa.
Proletários: adj. e s.m. Em Roma, cidadão pobre que só era útil pelos filhos que procriava. / P. ext. (Modernamente), pessoa que só tem seu salário para viver, isto é, a remuneração da sua força de trabalho. Dicionário do Aurélio.
Burgueses: adj. e s.m. Relativo à burguesia: educação burguesa. / Outrora, cidadão no uso de privilégios especiais. / Atualmente pessoa que pertence à classe média ou dirigente (por oposição à classe dos operários e campônios). / Pejor. Diz-se das coisas ou pessoas vulgares, ou sem distinção, em que se realçam os valores terra-a-terra, em detrimento do que é distinto, elevado, de bom gosto: hábitos burgueses, casa burguesa.
Desde sempre a sociedade busca desenvolver-se.
Muito embora, de forma tremendamente lenta como nos tempos feudais o processo de produção e troca passou por etapas evolutivas, sendo a burguesia um produto deste desenvolvimento. Seja o regime da servidão, no feudalismo; da manufatura do pequeno burguês, nas épocas absolutistas, do operário moderno, nas indústrias poluidoras recentemente criadas, sempre ouve uma classe dominada em confronto com as necessidades de domínio de outra classe, dita, dominante.
O caráter revolucionário da burguesia foi desempenhado como evolução natural de uma classe dominada que era, e que se tornou dominante após, mantendo o desenrolar cíclico da revolução, agora nos instrumentos de produção. A burguesia não apenas proporcionou a evolução dos meios de