A ASSISTÊNCIA ANTES E PÓS A CONSTIUIÇÃO DE 1988
A Assistência Antes e Pós Constituição 1988.
Bom Jesus
2014
Zenaide Piauilino Ferreira
A Assistência Antes e Pós Constituição 1988.
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Ética Profissional; Família,Cultura e Sociedade; Política Social II.
Prof: Clarice da Luz Kernkamp; Maria Angela Santini; Maria Lucimar Pereira
Bom Jesus Piauí
2014
Sumário
Introdução...............................................................1
Desenvovimento.....................................................2
Conclusão...............................................................3
Referências Bibliográficas......................................4
Introdução
Para analisar a Política de Assistência Social é fundamental investigar a sua trajetória. A Constituição Federal é um marco fundamental desse processo porque reconhece a assistência social como política social que, junto com as políticas de saúde e de previdência social, compõem o sistema de seguridade social brasileiro. Portanto, pensar esta área como política social é uma possibilidade recente. Mas, há um legado de concepções, ações e práticas de assistência social que precisa ser capturado para análise do movimento de construção dessa política social.
A prática da assistência ao outro é antiga na humanidade. Em diferentes sociedades, a solidariedade dirigida aos pobres, aos viajantes, aos doentes e aos incapazes sempre esteve presente. Esta ajuda pautava-se na compreensão de que na humanidade sempre existirão os mais frágeis, que serão eternos