A assessoria internacional do mcti
Balanço de atividades – janeiro a julho de 2011
RESUMO EXECUTIVO
De janeiro a julho de 2011, a Assessoria de Assuntos Internacionais esteve envolvida na preparação de visitas presidenciais, nas agendas internacionais do Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Secretário-Executivo e participou de inúmeros eventos relacionados às prioridades nacionais para a cooperação internacional em C, T & I.
Apresenta-se, a seguir, registro das principais ações que contaram com a participação direta do Ministro de Estado.
O Ministro de Estado acompanhou a Presidenta da República em visita à Argentina, em janeiro, ocasião em que foi assinado instrumento de cooperação sobre luz síncrotron, o qual veio a complementar a sólida e diversificada colaboração que desenvolvemos com aquele país nos campos da energia nuclear, espaço e biotecnologia, entre outros.
Em fevereiro, o Ministro de Estado recebeu o Vice-Presidente da Academia de Ciências da China, Jiang Mianheng, ocasião em que assinou memorando de entendimento para colaboração em: nanotecnologia; ciência espacial; energias renováveis; biotecnologia (aplicada às ciências agrícolas e biomedicina); mudanças climáticas e desastres naturais; tecnologias da informação e comunicação; difusão e popularização da ciência. O Ministro de Estado acompanhou a Presidenta da República na visita à China, em abril, ocasião em que foi realizado o Diálogo de Alto Nível Brasil-China em Ciência, Tecnologia e Inovação, assinados atos bilaterais e anunciados importantes investimentos de empresas chinesas no Brasil, como a ZTE e a Foxconn. O Ministro de Estado participou ainda da Cúpula dos BRICS em Sanya, quando foi criado o foro de Ciência e Tecnologia daquele agrupamento, cuja primeira reunião será realizada em Dalian, em setembro.
Em março o Ministro de Estado participou da visita ao Brasil do Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ocasião em que se buscou relançar a