A ascenção da escada divina
Tema: Arte Romana
A arte romana sofreu influencias diretas da arte grega que expressava o ideal da beleza. A arte romana surgiu entre os séculos VI e XII na Itália. Arquitetura:
Uma das características marcantes da arquitetura romana é o uso de arcos aberturas côncavas nas construções, isso fez com que o uso de colunas em Roma fosse drasticamente reduzido. Isso tem uma explicação, antes se as colunas não fosse utilizadas, o peso do teto poderia causar rachaduras nas estrutas. Com o uso do arco o peso do teto ficou distribuído igualmente entre duas colunas. Isso se confere no Panteão, construida pelo imperador Adriano. Teatro:
Foram criados os anfiteatros, com o uso de arcos e aberturas côncavas apresentados em sua arquitetura. O espaço era amplo e suportava uma quantidade grande de pessoas. O público ficava ao redor do local e o centro era onde ocorriam os eventos, um dos mais famosos eram as lutas entre gladiadores. Um grande exemplo de um local onde aconteciam tais eventos é o Coliseu.
Pintura:
A pintura romana recorreu do efeito da tridimensionalidade. Os pintores usaram muito de sua imaginação mas sem deixar a realidade de lado. Foram esboçados nas pinturas romanas diversos temas, entre elas estão: Cenas do Cotidiano, figuras mitológicas, religiosas e expansões militares. Os gêneros mais comuns eram: paisagens, retratos, pinturas triunfais e populares.
A pintura romana apresenta 4 estilos:
1° Estilo: Paredes pintadas com gesso, dando um aspecto de mármore.
2° Estilo: Troca do gesso pela pintura em painéis representando animais, objetos, pessoas sob o efeito da tridimensionalidade.
3° Estilo: Passa-se a valorizar os detalhes da pintura
4° Estilo: A Tridimensionalidade é combinada com a delicadeza dos detalhes.
Escultura:
A escultura romana foi embasada de retratos e estátuas, muitas vezes apresentando características de morte. Os escultores buscavam a reprodução mais perfeita possível, uma verdadeira cópia da