A Arvore da vida
Introdução
Sobre o filme
Autores e teorias
Filme x Autores
Sobre o filme
Informações
Gênero: Drama
Direção: Terrence Malick
Elenco: Brad Pitt, Sean Penn, Joanna Going, Fiona Shaw, Pell James, Crystal Mantecon, Jessica Chastain, Lisa Marie Newmyer, Jennifer Sipes, Tamara Jolaine, Jackson Hurst.
Sinopse: O filme aproxima o foco na relação entre pai e filho de uma família comum, e expande a ótica desta rica relação, ao longo dos séculos, desde o Big Bang até o fim dos tempos, em uma fabulosa viagem pela história da vida e seus mistérios, que culmina na busca pelo amor altruísta e o perdão.
Pontos principais para análise
O título A árvore da vida
Científicamente: Ligada a teoria evolucionista
Religiosamente: Ligada a imagem bíblica que representa a Vida Eterna no Éden
Misticamente: Kabala
O tempo
Tempo interno
Tempo histórico
Tempo cósmico
Tempo escatológico
Os pais O Sr. O'Brien luta para equilibrar seu sentimento de dever paternal com o grande amor que ele têm pelos filhos. Ele é severo e autoritário. A Sra. O'Brien é infantil e compreensiva, tendo uma atitude mais permissiva com seus filhos. (Esteriótipos maniqueístas) Enquanto o pai está fora, pois viaja muito a trabalho, os meninos desfrutam de acesso irrestrito a sua mãe, e Jack passa pelas primeiras dores da rebeldia.
Natureza x graça – Santo Agostinho
“As freiras me ensinaram que existem dois caminhos na vida: o da Natureza e o da Graça. É preciso escolher qual deles seguir. A Graça não procura satisfazer a si própria. Aceita ser menosprezada, esquecida e que não gostem dela. Aceita insultos e lesões. A Natureza só quer satisfazer a si mesma. E fazer com que os outros a satisfaçam. Gosta de tiranizá-los e que façam sua vontade. Encontra razão para ser infeliz quando o mundo todo está feliz e o amor está sorrindo em todas as coisas. Elas nos ensinaram que quem ama o caminho da graça jamais terá um triste fim”
Autores e teorias
Darwin