A articulação suporte/tema/figuras
b) A articulação suporte/tema/figuras é uma combinação de códigos que servem como estratégia argumentativa utilizada pelas mídias. Para tornar um texto convincente, não servem apenas as manifestações de sinceridade do enunciador ou as declarações de certezas expressas por construções como “tenho certeza” ou “é óbvio”. A argumentação é exatamente a exploração dos recursos disponíveis a fim de fazer o texto parecer verdadeiro e levar o leitor a aderir à tese que ele defende.
9- Os dois personagens na tira apresentam um diálogo que também são chamados de atores. Trata-se de um texto sincrético, então cada turno de fala é representado de maneira própria, que junta o verbal e o visual no mesmo enunciado e sob a mesma enunciação.
10-a) Se o sujeito da ação quer, deve, pode e sabe fazer algo, ele é competente, ou seja, pode ser caracterizado com emoções como felicidade, confiança e satisfação. Já o sujeito que que, mas não deve; ou pode, mas não sabe fazer, não é competente e pode ser caracterizado com emoções como angústia, desconfiança e insatisfação.
b) Como a manipulação foi mal sucedida, a sanção foi negativa, como o xingamento, já que ele “não fez o dever”.
c) Podemos identificar, no ator Hélio, paixões como confiança e surpresa. Na mulher, podemos identificar paixões como desconfiança e indignação.
d) No primeiro quadrinho, a mulher aparece olhando para o marido