A arte g tica
A arquitetura era barbara e pode ter sido criada pelos godos, povo que invadiu Roma. Arcos ogivais eram uma das características da sua arquitetura.
A diferença entre igreja gótica e românica é a fachada: com a românica contendo um portal e a gótica três portais que dão acesso a três naves, a central e duas laterais. A nave central tina uma janela redonda chamada rosácea, característica gótica.
Outro aspecto na arquitetura é a abobada de nervuras, deixando visível os arcos ogivais que formam sua estrutura, logo após vieram os pilares que foi um recurso arquitetônico, esse permitia dispensar as grossas paredes para sustentar a estrutura, a consequência foi a substituição das paredes com janelas pequenas por áreas de parede com vidros coloridos e trabalhados, chamados vitrais, sua produção envolvia varias etapas com vários pedaços juntos formando o vital.
Entre os séculos XII e XVI, foi construída a catedral de Notre-Dame, com o portal principal conhecido como portal régio, cada portal tem um tímpano que narram momentos da vida de cristo. Foi construída a catedral de Notre-Dame de Paris, umas das maiores igrejas que introduziu um novo recurso, o arcobotante que é uma peça em forma de arco e transmite a pressão da abobada.
No século XIII, o estilo gótico estava amadurecido e ricamente ornamentado por vitais e esculturas, um exemplo disso é a catedral de Chartres que atraia a atenção pelos seus vitrais com cores vibrantes. Um exemplo do estilo radiante é a Sainte-Chapelle construída no palácio real da corte de Luis IX, em Paris, com vitrais e colunas.
O estilo gótico teve grande influencia sobre as igrejas católicas ao longo dos séculos, por exemplo a catedral de São Paulo tem aspectos góticos.
No século XV o estilo gótico chegou as residências particulares, de modo geral a escultura gótica estava associada a arquitetura. A obra cavaleiro é identificada com as tendências naturalistas e é surpreendente por retratar o flagrante de uma pessoa real as obras