A arte românica
ARQUITETURA E URBANISMO
HISTÓRIA DA ARTE: Arte Românica
SÃO PAULO
1º SEMESTRE / 2012
A Arte Medieval - Arte Românica A arte românica surgiu em plena época feudal, tendo-se desenvolvido entre os séculos XI e começo do século XIII, transformando-se numa arte amadurecida e estruturalmente flexível, que se espalhou por toda a Europa, tornando-se no primeiro estilo internacional da Idade Média. Nesta época, toda a civilização europeia se moveu em nome de uma renovação arquitetônica que foi a expressão mais pura da Fé.
As peregrinações e as cruzadas, feitas por populares e nobres, contribuíram em grande parte para a internacionalização da arte do Oriente e do Românico. O sistema político feudal e a religião foram os dois polos dinamizadores da arte na sociedade medieval. A arte serviu a majestade do poder temporal e religioso, sendo feita para honorificar ambos.
Arquitetura
* A arquitetura românica recebeu influências da antiguidade pagã, do Oriente (nomeadamente da arte bizantina) e dos povos bárbaros e da Irlanda;
* Arquitetura com características defensivas. Nesse sentido surgiu a torre (habitação do senhor ou do nobre), situada numa elevação natural ou artificial, para uma maior segurança. Apresentavam um aspecto fortificado e austero, com paredes grossas e altas; tinham forma quadrangular, reforçada por contrafortes salientes, e uma planta muito simples (duas ou três divisões unidas, sem espaços de ligação).
Torre de D. Urraca, Espanha, século X. * A catedral (também denominada por igreja, na linguagem comum): Definida a partir do século XI, apresenta como novidade em relação às anteriores o fato de ser totalmente abobadada em pedra, substituindo os tetos em madeira. O efeito geral da catedral românica é de grande solidez e robustez, reforçada pelos contrafortes salientes; outra das principais características da igreja românica é a horizontalidade.
*