A arte nas séries iniciais
O Objetivo deste trabalho é analisar a influência do ensino da arte nas séries iniciais.
Antes de tudo se faz necessário retomar a história da arte. Olhar para os acontecimentos do passado é essencial para entendermos o presente e o futuro.
A arte como agente formador da identidade, apontando sua percepção diferenciada.
Entender como essa exposição pode transformar o desenvolvimento cognitivo no momento em que o aluno entra em contato com a arte dotando de sentido suas experiências.
Outra vertente importante deste trabalho é verificar se o docente se sente capacitado para conduzir o processo de ensino aprendizagem de artes.
O ensino da arte torna a vida mais interessante e em nenhum momento pode ser subjugada em detrimento das outras disciplinas.
A intenção deste trabalho é ressaltar sua beneficência, assim como mostrar o papel libertador da arte, onde o indivíduo é transportado para um estágio mais sensível, promover a apreciação, e posteriormente a construção, fazendo-o perceber que também pode ser um produtor e não somente um consumidor de arte.
O interesse por esse tema surge diante do meu interesse como extensão aos estudos de minha graduação, especificando minha área de atuação e sendo um agente de pesquisa.
Fundamenta-se este trabalho nos estudos de Gombrich, 1985, que nos fala sobre a história da Arte, onde tudo começa.
Fundamenta-se este trabalho teórico nos estudos realizados por Vigotsky, em O desenvolvimento psicológico na infância, 1998.
Barbosa, Arte-educação no Brasil, 2002, e Parâmetros Curriculares Nacionais – Artes – Ensino de primeira á quarta série,