A arte na Catedral São Francisco de Paula
Arte
A maior parte da decoração interna da catedral, especialmente os afrescos, foi feita pelos pintores, trazidos pelo Bispo Dom Antonio Zattera, Aldo Locatelli e Emilio Sessa (especialista em arte Sacra), naturais de Villa d’ Almé e Bergamo, respectivamente, ambos na Itália. Por características de Aldo Locatelli, as pinturas da Catedral tem uma influência muito forte de estilos em sua arte Sacra, como por exemplo, Renascentista, Maneirista, Barroca, etc. As janelas laterais foram substituídas por vitrais com passagens bíblicas, doados por famílias pelotenses. Passagens bíblicas que, inclusive, continham rostos de pessoas conhecidas do pintor Aldo Locatelli como molde de seus personagens. Personagens que faziam parte de uma suposição com o pensar que as pinturas da catedral seriam uma ilustração do plano divino da Salvação. Ainda no interior do mais importante templo religioso da cidade de Pelotas, exibe-se uma imagem do patrono da cidade, São Francisco de Paula, de autor desconhecido, trazida da colônia do Sacramento, Uruguai.
Bibliografia
WIKIPEDIA. Colônia do Sacramento. Disponível em: .Acesso em: 08/12/2013
WIKIPEDIA. Villa d’Almé. Disponível em: .Acesso em: 08/12/2013
WIKIPEDIA. Emilio Sessa. Disponível em: .Acesso em: 08/12/2013
WIKIPEDIA. Pelotas. Disponível em: < http://pt.wikipedia.org/wiki/Pelotas>.Acesso em: 08/12/2013
PELOTAS, Prefeitura de. Catedral São Francisco de Paula. Disponível em: .Acesso em: 08/12/2013
GUAPOS. Catedral São Francisco de Paula: Patrimônio Histórico do Rio Grande do Sul. Disponível em: .Acesso em: 08/12/2013.
ANPUHRS. A Arte Sacra na Catedral São Francisco de Paula: Um estudo sobre a contribuição religiosa e cultural em pelotas nos anos 1940/1950. Disponível em: .Acesso em: 08/12/2013.
PELOTAS 13 HORAS. Catedral São Francisco de se torna patrimônio cultural do RS. Disponível em: <