A arte grega - escultura
Escultura
Diapositivo 2: A Escultura Grega * Desenvolveu-se livremente; * Transmite uma forte noção do realismo; * Embelezava e completava as obras arquitetónicas.
A ESCULTURA GREGA FOI UMA ARTE QUE SE DESENVOLVEU LIVREMENTE, OS ESCULTORES DESSE PERÍODO PROCURAVAM APROXIMAR AO MÁXIMO AS SUAS OBRAS DO REAL: UTILIZAVAM DETALHES COMO NERVOS, MÚSCULOS VEIAS, EXPRESSÕES, SENTIMENTOS. ELAS TAMBÉM SERVIAM PARA ORNAR (EMBELEZAR) E COMPLEMENTAR (COMPLETAR) AS OBRAS ARQUITETÓNICAS.
Diapositivo 3: Houve três períodos na Escultura da Grécia
Arcaico
Clássico
Helenístico
Diapositivo 4: Período Arcaico * Altos e baixos-relevos; * Posição hierárquica; * Inexistência de expressividade.
Neste período as esculturas eram caracterizadas pelos seus altos e baixos-relevos que era quando as esculturas sobressaem das paredes com metade ou mais do seu respectivo volume.
As figuras representavam uma posição hierárquica, rígida sem expressividade. Os corpos possuíam uma anatomia apontada para os gestos bastante rígidos, quase estáticos. Geralmente, têm a perna esquerda ligeiramente avançada para a frente, os braços são caídos ao longo do corpo ao a mão direita sobre o peito que era um sinal de adoração, os olhos são oblíquos, as maças dos rostos são salientes e a barba e o cabelo são geometrizados.)
Diapositivo 5: Período Arcaico (Kouros e Koré)
Kouros (kouroi no singular), eram a representação masculina de jovens nus, que simbolizavam deuses ou atletas - heróis.
Koré (korai no singular), eram jovens virgens, vestidas com longas túnicas pregadas e pintadas com cores harmoniosas, tinham os cabelos longos, ondulados ou entrançados, transmitiam serenidade e graciosidade.
Diapositivo 6: Estilo severo * Transição entre o Período Arcaico e o Período Clássico.
Uma rígida frontalidade definiu a estatuária arcaica e os seus tipos, começando agora a ser representada uma vasta gama de posturas, desde a tranquilidade até às