A Arte Do Planejamento 1
Verdades, mentiras e propaganda
Autor: Jon Steel
Nasceu em Berkshire, no Reino Unido em 1961. Formado em Geografia pela Nottingham University, utilizou de seu conhecimento na área para relacionar a triangulação com o dia a dia de um publicitário. Logo no início do primeiro capítulo, ele ensina essa técnica para os leitores. A partir dessa técnica somos capazes de ver que quanto mais perspectivas levadas em conta, maior nossa chance de achar solução para qualquer problema.
Jon eu início a sua carreira de planejador na agência Boase Massimi Pollit. Com apenas 28 anos, tornou-se diretor de planejamento na agência Goodbye Silverstein & Partners, que ganhou o prêmio Hall of Fame do Clio, em 2009, com a campanha mundialmente conhecida do “Got Milk?”.
Escreveu dois livros de sucesso, “A arte do planejmento publicitário” e “Perfect Pitch”. Atualmente é diretor de planejamento no WPP Group. Mora na Austrália com sua esposa e dois filhos. E foi apontado pela Adweek como “Executivo do Ano da Costa Oeste”.
Fortuna Crítica – autores citados
Ao lermos os quatro capítulos do livro achamos diversos autores que são citados por Jon para dar ênfase a seu discurso. O primeiro deles é Jeff Goodby, e é a partir do pensamento deste que ele explica as três perspectivas no início do livro citadas. Para Jeff é necessário que em primeiro lugar penetremos na cabeça do consumidor, para descobrir o que ele realmente deseja e então, encontremos a melhor maneira de influenciá-lo.
Para Gossage o consumidor estava acima de tudo e de todos, ele vinha antes mesmo das vendas, a ideia é quando se cativa o consumidor as vendas tendem a crescer. Ele criava campanhas para gerar interação e relação, estava à frente de seu tempo.
Leo Burnet acreditava que deveríamos nos colocar na posição do consumidor para fisgá-lo, isso sem projetar nossos desejos e pensamentos nele.
David Olgilvy, em Ogilvy e Advertising, critica os publicitários que estão apenas interessados nos