A arte do mosaico
A palavra “ moisaico” tem origem na palavra grega mousein, que também deu origem ás palavras música e museu ,e e significa “ próprio das musas”. A arte musiva, ou simplesmente mosaico, é uma forma de arte milenar que tem como objetivo revestir algum tipo de superfície, como pisos e parede.
A técnica de arte musiva consiste na colocação de esselas-pequenos fragmentos de algum material como vidro, mármore, pedras semi preciosas, cerâmica ,etc.-sobre uma superfície, produzindo padrões monocromáticos ou desenhos policromáticos. Como um produto de trabalho artesanal, cada obra em mosaico é única em sua criação e muito difícil de ser produzida.
Desde a antiguidade, nas mais variadas culturas, mosaicistas experimentaram e trabalharam com diversos materiais. Contudo foi a partir da descoberta da pasta vítrea que as possibilidades cromáticas na composição com mosaico aumentaram e, desde então, o refinamento das ténicas de produção do mosaico vidroso vem enriquecendo a arte musiva.
Os mosaicistas sempre desconheceram a perspectiva-embora sem a rigidez dos egípicis,obedeceram a lei da frontalidade. As figuras eram vistas de frentes e tinham simetria total. Os rostos apresentavam olhares fixos, acentuados por uma forte arcada de cílios, muito sombreados, que encaravam friamente o abservados.
O “ estandarte de Ur’(acima de 3500 a. C), é considerado pela maioria dos historiadores como o mosaico mais antigo.Foi encontrado na Suméria,atual Iraque.Um dos murais narra cenas de guerra;no outro,cenas domésticas.
Nos dias de hoje, o mosaico artístico vem despertando cada vez mais interesse, sendo muito utilizado na decoração de ambientes e externos , na construção civil e no