A Arte do Gerenciamento de Projetos
Cada vez mais os gerenciamentos de projetos tendem a crescer de importância e quanto mais alinhados estiverem às estratégias de negócios das empresas, certamente mais vantagens estas obterão na competição.
Investir no gerenciamento de projetos está sendo uma das principais preocupações estratégicas nas diversas lideranças empresariais.
Alinhar as necessidades e as competências das equipes de projetos devem ser um ponto pela qual as empresas queiram participar de um mercado cada vez mais competitivo.
O gerenciamento de projeto requer que tenha datas para início e término, incluindo limitações de tempo, custo e recursos.
O processo de gerenciamento de projetos na empresa requer aprimoramento de administração de diversas áreas.
O gerenciamento das equipes de projeto não é uma tarefa fácil, os times de projetos são dinâmicos, os membros do grupo estão em constante mudança. Se os gerentes de projeto desejam um grupo motivado eles devem trabalhar nesta direção. Isto é possível através da condução de reuniões produtivas, da criação de um espaço físico próprio para o grupo, da criação de sinais específicos do grupo, da divulgação dos resultados do grupo, do desenvolvimento de reconhecimento de esforços especiais, do desenvolvimento, por parte do gerente de projeto, de um comportamento voltado às pessoas do seu grupo e de uma correta estruturação do grupo quanto às responsabilidades de cada membro do mesmo.
O gerenciamento de projeto deve estar orientado na: busca de resultados, no planejamento e acompanhamento de prazos e custos, no estabelecimento de especificações, gerenciamento de escopo e mudanças, etc.
O gerenciamento de projetos quando bem aplicado deve valorizar os aspectos gerenciais.
Um dos mais importantes aspectos percebidos no desenvolvimento de tarefas complexas refere-se as atitudes positivas em relação a formação de equipes de projetos. É possível analisar que as organizações estão em busca da excelência em projetos,