A arte de viver
Guy de Maupassant, literato francês era um mestre do Conto. Perguntaram-lhe, um dia, o segredo para fabricar uma história, um Conto de valor. A resposta veio pronta:
-Deve ter um bom começo e um bom fim!
-Mas, e no meio? O que se coloca entre este início e final?
-No meio deve estar o artista – respondeu Maupassant.
Não apenas os astros do cinema ou da televisão, não apenas ao hábeis manejadores da pena ou do pincel, todos quantos podemos e devemos ser os artistas da nossa vida.
Uma das artes mais difíceis, sem dúvida, é a arte de viver. Arte que não se improvisa e que exige longo e árduo aprendizado. Morrem legiões, sem nunca terem aprendido seu a- bê- ce.
Essa vida, pela qual somos os responsáveis, não nos é dada feita, prontinha como um programa de televisão, que podemos apreciar, sem muito esforços pessoal, refestelados confortavelmente numa poltrona…
Cada qual constrói e molda sua vida, com ou sem arte, dissipando-a ou valorizando-a. podemos fazer dela uma obra-prima ou uma caricatura. Caricatura: imitação cômica e ridícula de uma pessoa ou coisa. Dissipar: esbanjar; não dar valor.
Improvisar: fazer alguma coisa sem a devida preparação. Legião: grande número de pessoas; multidão. Obra – prima: a melhor obra de um grande artista. Roque Schneide
Responda com atenção:
1- Por que podemos fazer de nossa vida uma obra – prima ou caricatura?
2-O que é preciso fazer para tornar nossa vida uma obra – prima?
3-Complete com as palavras preencha com elas o texto que segue: formação, moralmente, conhecimento, caricatura, participar, cientista.
Toda arte exige esforço,……………………………………. e paciência; principalmente a arte de viver, que é a mais importante das artes. Se você quiser ser um ………………………,
Terá de estudar muitos anos. Ninguém se torna cientista de um ano para outro. Carlos Chagas, César Lattes e todos os nossos grandes cientistas começaram a aprender pela cartilha.
Da mesma maneira, ninguém se