A arte de pensar
Módulo 03 – Prof. Bruno Abreu Barroso
Obra: A Arte de Pensar
Texto: Um discurso dos métodos
Autor: Pascal Ide
O pensamento foi historicamente influenciado por René Descartes em “O Discurso do Método”. Entretanto, sua obra foi criticada, até porque nem o próprio autor aplicava o que apregoava. Um de seus maiores enganos, conforme o autor, foi ter partido sempre de uma lógica análoga à Matemática para definir o método.
A partir dessas críticas e de forma a sugerir uma nova arte de pensar, o autor propõe quatro leis, o discurso de métodos. Para se atingir o objetivo seria necessário segui-las. Objetivo esse de reestruturar a arte do pensamento crítico.
A primeira lei explicita “o proceder do conhecido ao desconhecido”. Válida a todo tipo de conhecimento, esta lei determina que a exploração deve ser feita a partir de uma zona conhecida à uma zona desconhecida, a qual deseja alcançar. Entretanto é necessário que se estabeleça entre essas zonas um nexo causal e que esse atravessar seja feito passo a passo, concatenando as idéias e relacionando-as.
A segunda lei é “A inteligência vai do mais universal ao mais particular”. Estabelece uma dinâmica geral característica do progresso humano da inteligência. Primeiramente, ao chegar à zona almejada, antes desconhecida, faz-se necessário observar a forma genérica. Olhar o todo e posteriormente direcionar a visão ao que mais lhe interessa até o momento de se enxergar o detalhe. Não há como entender o detalhe fora do todo ao qual ele pertence. Desta maneira, chegar a um bem comum do bom senso. Neste período é necessário reconhecer que há o desconhecido e posteriormente buscar desvendá-lo.
A terceira lei expõe “A inteligência em três fatos”. O ato de se identificar o problema, e sobre ele incidir diferentes atos ou operações.