a arte de contar historias
MARCILIA CRISTIANI SANTOS GUEDES
FICHAMENTO: CONTAR HISTÓRIAS – UMA ARTE
GOVERNADOR VALADARES – MG
2013
MARCILIA CRISTIANI SANTOS GUEDES
Ressumo O livro conta das experiências pessoais da autora, ela precisava chamar a atenção dos alunos então deve a idéia de contar histórias. No capitulo um a autora fala sobre a importância da escolha da historia, a história deve ser escolhida de acordo com os interesses dos alunos respeitando assim sua facha etária.
Existem casos específicos que deve ter um olhar diferente nas escolhas da história, como por exemplo, crianças enfermas, deficiente visuais, deficientes mentais, cada um precisa de uma escolha ideal. O capitulo dois a autora fala sobre o papel do narrador, e preciso estudar bem a história para poder captar melhor a estrutura da historia, e identificar seus elementos essências são eles, introdução, enredo, clímax e desfecho criatividade. O capitulo três relata sobre as formas de apresentação da historia, segundo a autora os recuso mais utilizados são; simples narrativa, com o livro, com gravuras, com o flanelógrafo e a narrativa com interferência do autor e dos ouvintes.
Para cada situação um recurso, dependo do local pode ser usada uma forma de apresentação da historia diferente, a forma de apresentação deve ser definida dependendo do local e as circunstancias. No capitulo quatro, já estudando todos os passos anteriores o narrador se vê diante dos ouvintes para contar a historia porem e conveniente estabelecer uma conversa sobre o que e abordado na narrativa.
A autora também fala de como lidar com as interrupções, em nenhum caso o narrador interrompe a narrativa, depois de concluída a narrativa pergunta-lhe o motivo da interrupção abrindo espaço para indagar e expandir. Atividades a partir da historia, a historia não acabou, continua na mente dos ouvintes