A arte de argumentar
Língua Portuguesa:
A arte de argumentar
Ana Carolina Debussy
Everaldo Santos
Gessik Magalhães
Jorge Rafael Hilário
Mendel Campos
Rafaela Damazio
Conselheiro Lafaiete
2012
INTRODUÇÃO
O livro “A arte de argumentar: Gerenciando Razão e Emoção”, de Antônio Suárez de Abreu, tem como principal objetivo auxiliar as pessoas a argumentarem corretamente, para terem maior sucesso tanto na vida profissional quanto na pessoal. Esse sucesso não depende apenas da formação e do conhecimento das pessoas, mas também da sua habilidade em se relacionar e de compreender e comunicar idéias, ou seja, de entender e principalmente de se fazer entendido. Fazemos isso gerenciando tanto as informações que queremos passar para aqueles que estão nos ouvindo quanto a nossa relação com os mesmos. Para gerenciar a informação, é importante que saibamos selecionar bem as mesmas, ou simplesmente transformar todas essas informações que recebemos em conhecimento. Saber gerenciar relações também é muito importante no mundo de hoje e nos futuro que nos espera, tanto do ponto de vista pessoal quanto do ponto de vista profissional. Para isso, basta ver que vários dos diálogos que travamos hoje em dia é puro gerenciamento da relação.
ARGUMENTAR, CONVERCER E PERSUADIR
Argumentar é a o desenvolvimento da capacidade de convencer e persuadir alguém de algo. No cotidiano as pessoas estão em constantes argumentações; como por exemplo, quando defendemos um ponto de vista em relação a certo assunto, ou quando propomos uma solução para alguém e esperamos que esta pessoa seja convencida pelos nossos argumentos, mas para convencer são necessários argumentos robustos.
Existem vários tipos de argumentação. Entre elas se destaca a argumentação por raciocínio lógico, que pode ser encontrada em maços de