A arte da guerra
Sun Tzu. A Arte da Guerra.1.ed. Rio de Janeiro: BestBolso,2011.
Esta obra é composta por treze capítulos, os quais apresentam planos estratégicos para se tornar um administrador de sucesso.
No 1º Capítulo o autor destaca a necessidade do planejamento e de estratégias, ou seja, priorizar a avaliação e estudos estratégicos para alcançar o sucesso no final da batalha.
No 2º capitulo, o autor aponta que sabendo planejar de maneira inteligente é possível utilizar o próprio inimigo para derrotá-lo e por essa razão ser sempre admirado e respeitado, aponta também que deve-se saber a hora de recuar para que não se empobreça por lutado desnecessariamente.
No capitulo 3, destaca que é possível alcançar a vitória sem o uso da violência, esgotando as forças do inimigo antes da batalha, para isso o plano é derrotar as estratégias do inimigo, conhecendo-o e se reconhecendo.
No capítulo 4, o autor mostra que deve se aproveitar das negligencias e falhas do inimigo. Esperar que ele mostre sua fraqueza, para assim poder atacá-lo no ponto exato. Utilizar de sabedoria para ganhar a guerra antes que inicie a batalha.
No capítulo 5, trata-se da organização e coordenação, saber identificar o inimigo e organizar seu próprio meio, coordenando grandes grupos como se fossem poucos. Isso é vencer sem necessidade do uso de forças.
No capítulo 6, o autor aponta que é preciso ser rápido nas estratégias, quando o inimigo tomar sua iniciativa, o general já deverá estar posicionado e estabilizado. Manter o mistério e segredo sobre seus planos é uma atitude ética e inteligente. Ter conhecimentos e saber confundir o inimigo em relação a suas idéias.
No capítulo 7, Sun Tzu assume que nada é mais difícil que a luta armada, pois pode ser proveitosa mas também perigosa. Como estratégia deve-se fazer o inimigo cansar primeiro para que no momento da luta os mesmo estejam com suas forças esgotadas. Calcular a força do inimigo e fazer com que não seja maior que a sua.
No