A ARTE DA GUERRA
1. Planejamento Inicial
O primeiro capítulo de A Arte da Guerra é dedicado à importância da estratégia. A Arte da Guerra coloca cinco aspectos que devem ser determinados antes de empreender qualquer ação: Caminho, o clima, o terreno, a liderança militar e a disciplina.
Nesse contexto, o Caminho se refere à liderança civil, ou, antes, ao relacionamento entre a liderança política e a população. Sun Tzu também fala do Caminho como aquele que "induz o povo a ter o mesmo objetivo que os líderes".
O Clima, é o problema da estação mais propícia para a ação, também tem relação com o interesse pelo povo, significando tanto a população em geral quanto os militares. O ponto essencial, aqui, é evitar a interrupção das atividades produtivas do povo, as quais dependem das estações, e evadir extremos climáticos que poderiam criar obstáculo ou prejudicar as tropas no campo de batalha.
O Terreno deve ser avaliado em termos de distancia, grau de dificuldade para a locomoção, dimensões e segurança.
O quinto elemento a ser avaliado, a Disciplina, refere-se à coerência e à eficiência organizacional. A disciplina está muito ligada à confiabilidade e à austeridade, ambas desejáveis nos líderes militares, visto que ela utiliza os mecanismos correspondentes da recompensa e da punição. Muita ênfase é posta na tarefa de estabelecer um sistema claro e objetivo de prémios e