A ARTE DA GUERRA
Centro de Ciências da Saúde
Departamento de Educação Física/ Departamento de Nutrição
Disciplina- Nutrição Aplicada Á Educação Física e Desportos
Grupo 8
Adriana Figueirôa
Edson Bruno
Maria José
Thais Helena
Victor Diniz
Título : Atividade física e saúde na infância e adolescência.
Introdução
As recomendações de saúde pública e medicina preventiva estimulam a pratica de atividade física na infância e adolescência. Sabe-se que um estilo de vida saudável desde cedo está associado à prevenção e redução de doenças crônicas degenerativas e redução da mortalidade por doenças cardiovasculares.
Objetivos
1) Estabelecer os benefícios da atividade física na criança e adolescente.
2) Caracterizar os elementos de avaliação e prescrição de exercícios para a saúde nessa faixa etária. (3) estimular a recomendação e pratica da atividade física nas crianças e adolescentes, mesmo na presença de doenças crônicas, visto que são raras as contraindicações absolutas.
Aspectos epidemiológicos
O avançar da idade é acompanhado da tendência de um declínio do gasto energético médio diário a custo de uma menor atividade física. Alguns fatores contribuem para um estilo de vida menos ativo. A tecnologia, por exemplo, reduzem as oportunidades de lazer e de uma vida fisicamente ativa. Provavelmente algumas crianças obesas se tornarão adultos obesos, por isso existe associação entre sedentarismo, obesidade e dislipidemias. Os benefícios da atividade física na infância e adolescência estão relacionados ao aparelho locomotor, favorece aumento da massa óssea na adolescência que poderá reduzir o risco de aparecimento de osteoporose em idades mais avançadas.
Fisiologia do Exercício Precisamos entender que existem particularidades em relação à questão fisiológica de crianças e adolescentes podendo ser diferenciada de acordo com o gênero. Sabemos também que, a maturidade, potencial anaeróbio, termorregulação, e vários outros aspectos