A arte da guerra
Sun Tzu foi um general chinês bem sucedido que venceu muitas batalhas, e escreveu o livro A arte da Guerra, onde as suas estratégias de batalhas são abordadas.
A Arte da Guerra é um livro que fala sobre inteligência, estratégias e competência, seus conselhos e ensinamentos podem ser perfeitamente adaptados ao mundo das organizações, nos negócios; para isso basta direcionar o olhar para o inimigo que no caso das organizações são os concorrentes e olhar para o campo de batalha que nada mais é que o mercado em que a organização esta inserida.
O livro mostra meios de se vencer uma guerra, antes mesmo de se começar uma guerra, ou melhor, “desembainhar a espada”. Para vencer uma guerra, é muito importante que se conheça bem: o meio em que se travará a batalha; o inimigo; e a sim mesmo.
Para se conquistar a vitória em uma guerra, cinco fatores tem que ser observados: a doutrina, o tempo, o espaço, o comando e a disciplina. É necessário se fazer uma avaliação previa do inimigo e até mesmo do próprio exercito.
As possibilidades de vitórias tem que ser severamente calculadas a fim de saber quais as atitudes a serem tomadas para se obter sucesso. Um bom general utiliza todos os seus recursos para que a guerra seja rápida, poupando assim vidas e gastos desnecessários, pois o que importa é a vitória e não o tempo gasto com a batalha. Saber humilhar, sabotar, causar discórdia entre os exércitos inimigos sem que seja necessário travar batalhas.
Para vencer o inimigo tem que ser prudente e perspicaz, saber qual é a hora de entrar em combate e quando é a hora de bater em retirada; saber lidar com a escassez e com a fartura; saber compor o exército; e saber conduzir bem as tropas.
Um bom general tem que ser hábil e precavido, que não descansa mesmo quando estando em vantagem, permanece atento a todas as situações. A organização tem ser observada independente do amanho que tenha o exercito comandado. Os planos dos inimigos devem ser sondados, as suas