A arte da guerra
SCHEYLLA MONIQUE DOS PASSOS
A ARTE DA GUERRA
PARANAGUÁ 03/2012 – Teoria da Administração e das Organizações
SCHEYLLA MONIQUE DOS PASSOS
Resenha Crítica apresentada à disciplina de Teoria da Administração e das Organizações, do Primeiro ano do curso de Administração, da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, como requisito para a obtenção de nota parcial para o primeiro período do primeiro ano. Professor: Cleverson M. Mello.
PARANAGUÁ 2012
A Arte da Guerra Escrita a cerca de 2500 anos, pelo general chinês Sun Tzu, o livro “A Arte da Guerra” trata especificamente de conceitos de estratégias militares, conceitos estes que se adaptam até os dias de hoje às diferentes áreas dentro das empresas e dos negócios. Sun Tzu elaborou o compacto constituído por treze capítulos, sua filosofia trazse o entendimento, diferentes formas de estratégias de ataque e defesa, a qual possa vir ser utilizada diariamente tanto em nosso cotidiano, quanto em empresas e no próprio exército. Sun Tzu foi um general chinês, viveu no século IV AC, comandou com bravura o exército real de WU onde foi vitorioso juntamente com sua tropa por várias vezes. Suas experiências foram tantas que levaram a deixar-nos um grande legado, foi este, “A Arte da Guerra”, famoso livro chinês, no qual descreveu as mais precisas táticas militares. Não existe nenhuma biografia completa de Sun Tzu, apenas alguns fatos narrados sobre sua vida, o qual nos leva a crer que o livro pudesse ter sido escrito entre 400 a.C. e 320 a.C.
Capítulo 1 - Planejamento Inicial O capítulo primeiro traça a importância do planejamento, a análise em cinco fatores fundamentais, é a única forma de ganhar uma guerra, são eles: caminho, clima, terreno, líder e métodos. Os que negligenciarem esses fatores estarão a caminho da derrota. O caminho, como a liderança é quem vai induzir a população a traçar os mesmos objetivos que o governo, assim os terá