A arte da guerra
➢ Quando ordens e instruções são claras e não são cumpridas deverá haver punições.
➢ Muitos gestores gostam da teoria, mas poucos são capazes de coloca-la em prática.
Capítulo I - Cálculos
( 5 PRINCÍPIOS ← Causa Moral – Permite que o povo e o governo tenham a mesma crença. ← Natureza – Diz respeito ao tempo e as mudanças climáticas. ← Situação – Fala sobre as distâncias, o terreno e as condições para escapar. ← Liderança – São as qualidades do comandante: Sabedoria; Compaixão; Coragem; Firmeza; Etc... ← Disciplina – São os sistemas de recompensa e punição, logística e etc...
( 7 Cálculos ← Quem pode unir povo e exército? ← Quem tem o melhor comandante? ← Quem tem vantagens sobre o clima e o terreno? ← Quem pode garantir mais ordem e disciplina? ← Quem tem um exército superior? ← Quem tem homens mais treinados? ← Quem é mais justo com recompensas e punições?
( Estratagemas ← Fingir ser incapaz; ← Parecer ser inativo; ← Atacar um alvo próximo fingindo estar olhando um ponto distante; ← Atacar um alvo distante fingindo estar invadindo um ponto próximo.
( Exploração ← Atraia o inimigo com a isca de pequenos ganhos; ← Esteja atento quando o inimigo estiver alerta; ← Irrite seu inimigo para provocar sua raiva; ← Semei discórdia entre as tropas inimigas; ← Ataque quando estiverem desprevenidos; ← Ataque surpresa é o segredo do sucesso, seja flexível na estratégia.
( Deliberações ← Avalie seus pontos fortes e fracos e os do seu inimigo; ← O bom planejamento leva a vitória, o mau a derrota; ← Pior é se não houver planejamento algum.
Capítulo II - Planejamento
( TEMPO É DINHEIRO ← Todas as despesas devem estar cobertas para um exército estar pronto.
( Evite Guerras Longas ← O