A arte da guerra
CURSO DE TECNOLOGIA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PEQUENAS E MEDIAS EMPRESAS
Aluna: Elane Cristina da Silva, TGE101A
Professor: Leandro Henrique
Ensaio sobre Arte da Guerra
Curitiba
2010
Arte da Guerra
Para gestores cabe esses ensinamentos, suma importância para a sobrevivência da Empresa e que é guiada por cinco fatores: a lei moral; o céu; a terra; o chefe; o método e a disciplina citadas no livro, a lei moral é ganhar da equipe confiança e admiração, através de atitudes pessoais corretas é passar para a equipe de forma clara, os objetivos a serem alcançados, o que, como e porque. O céu, significa as mudanças que estão sujeitas. A terra, o caminho a ser percorrido, a escolha correta, a tomada de decisão. O chefe tem como significado líder da equipe com todas as suas qualidades e capacitações. O método e disciplina consiste na divisão hierárquica por onde será colocada em prática todas as fases.
Para e empresa a missão, que possibilita que seus gestores e colaboradores sigam um caminho que levará ao sucesso da empresa, concentrando esforços em um único foco, o tempo, pode ser compreendida como os fatores de ambiente externo à empresa (consumidores, concorrentes, departamento comercial, fornecedores). O gestor, que pode ser comparado ao administrador da empresa este deve ter visões estratégicas e bem planejadas com papéis de liderança na definição da missão da empresa; na análise competitiva e nas situações específicas dos negócios; no desenvolvimento de projetos, metas e estratégias; na definição de produto, mercado, distribuição e dos planos de qualidade para implementar as estratégias da empresa.
A Arte da Guerra segundo o livro significa a arte de administrar bem pensando nos prós e contras, finalidades dificuldades, planejamentos e atitudes , tudo que se é estudado e analisado terá maiores possibilidades de funcionar melhor assim como no contexto de uma empresa