A arte da guerra
ERIVAN DE SENA RAMOS
A Arte da Guerra
PORTO VELHO-RO
2013
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
ERIVAN DE SENA RAMOS
A Arte da Guerra
Fortaleza
2006
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
ERIVAN DE SENA RAMOS
A Arte da Guerra
Trabalho apresentado ao Curso de Sistemas de Informação da Faculdade Integrada do Ceara como requisito para obtenção de parte da nota de PRII, da disciplina de Teoria Geral da Administração.
Fortaleza
2006
SUMARIO
1.Introdução 5
2.Resumo 6
6.Referencia Bibliográfica 9
1 Introdução
Sun Tzu foi um filosofo estrategista chinês, que comandou e venceu muitas batalhas. Ele escreveu o “A Arte da Guerra”, o qual foi publicado em muitas versões.
Suponha-se que este livro tenha influenciado muitos chefes de estado em suas causas bélicas. Hoje o livro vem se destacando nas bibliotecas dos executivos do mundo dos negócios.
A originalidade deste livro está na proposta de se vencer uma guerra, antes mesmo de “desembainhar a espada”. Sun Tzu também sentencia que para vencer uma guerra, antes de tudo é necessário conhecer bem: o meio em que se travará a batalha; o inimigo; e a sim mesmo. O livro é dividido em treze capítulos, que comentam sobre a Avaliação; do Comando da Guerra; da Arte de Vencer sem Desembainhar a Espada; da Arte de Manobrar as Tropas; do Confronto Direto e Indireto; do Cheio e do Vazio; da Arte do Confronto; da Arte das Mudanças; da Importância da Geografia; da Topografia; dos Nove Tipos de Terrenos; da Pirotecnia, e da Arte de Semear a Discórdia; que expressam varias técnicas para se tomar conhecimento da arte da guerra.
2 Resumo
Para Sun Tzu, só é possível obter gloria e sucesso na jornada