A Arte Da Guerra Resenha
Resenha do livro A arte da Guerra – Sun Tzu
Santos, 26 de outubro de 2013.
Aluno: Wendell Williams Dias
R. a.: 101130714
Professor: Jefferson Lucena dos Santos
Matéria: Língua Portuguesa II
Curso: Engenharia de Produção
“A invencibilidade depende de cada um, assim como a vulnerabilidade do inimigo depende dele mesmo.”
“Todo o guerreiro se baseia em simulação. Assim, o capaz se fingirá incapaz e o ativo aparentará inatividade. Quando próximo, finja estar longe; quando longe, finja estar próximo. Ofereçam-se ciladas ao inimigo e, simulando desordem, invistam sobre ele”.
Sun Tzu. (A arte da guerra / 3ª edição / Martin Claret)
A arte da guerra: o uso do intelecto sobre a força.
“A guerra é uma questão de vital importância para o estado, é uma questão de vida ou morte, sobrevivência ou ruína”. A arte da guerra – Sun Tzu. (Conforme History)
O livro A arte da guerra, escrito em 500 a.C pelo guerreiro chinês Sun Tzu, contêm ensinamentos valiosos para aqueles que desejam ter sucesso na guerra e na vida. Este livro composto de treze capítulos ensina estratégias para atingir o inimigo, fazendo uso de pouco recurso e força, utilizando principalmente a inteligência tática para atingir o oponente em seu ponto fraco, acabando com seus objetivos. O livro apesar de antigo aplica-se ao nosso cotidiano, pois lidamos com situações de conflitos em todos os lugares: no trabalho, na escola, em casa, na rua, etc. Saber agir com estratégia e organização é essencial para quem quer vencer o inimigo. Este livro passará ensinamentos valiosos a você, caro leitor.
Sun Tzu expõe em sua obra a importância de espiões em uma guerra. Eles são sumamente importantes nesse contexto, uma vez que para atingi-lo em cheio é necessário saber quais são os seus próximos passos. Sun Tzu fala da influência moral, muito necessária na guerra, pois os guerreiros devem estar engajados nos planos estipulados pelo comandante. Por isso a liderança deve ser utilizada pelo