a arte da guerra analise
Prefácio: Segundo Gustavo Cerbasi, Mestre em administração/Finanças pela FEA/USP, o Livro a Arte da Guerra com os ensinamentos de Sun Tzu, contribui para o planejamento pessoal e de negócios. É de valor inestimável ao trabalhador de hoje. As técnicas ensinadas fortalecem os leitores como soldados mais bem preparados para desafios, ajudam a blindar o espírito contra atitudes mal-intencionadas, prepara para situações de conflitos e convida para a busca do equilíbrio e valoriza o planejamento como estratégia de diferenciação. Fortalece o seu poder de negociar e vencer com o mínimo de conflitos.
Desenvolvendo Planos: Para Sun Tzu, a Arte da Guerra, depende de cinco fatores importantes:
A Lei Moral é aquilo que deixa as pessoas em harmonia com o seu líder. O Paraíso quer dizer o frio e o calor, a passagem do tempo e as estações do ano. A Terra corresponde a distâncias, perigo e segurança e à aposta na vida e na morte. O Comando inclui as virtudes da sabedoria, da sinceridade, da benevolência, da coragem e do rigor e finalmente, por Método e Disciplina refere-se à organização da equipe em subdivisões e hierarquias fazendo com que os objetivos sejam atingidos.
A indicação de táticas e reflexão para enfrentar uma situação é elementar.
Em Meio À Guerra:
Durante a missão não estender o tempo para que os recursos não fiquem escassos e não acarrete prejuízos. Deve-se ter consciência, estar estruturado para melhor enfrentá-la e não ser surpreendido por situações inesperadas. Além disso, é preciso ter estímulos e o desejo de enfrentar as dificuldades para vencer e conquistar o principal objetivo.
O Ataque através de Estratagemas:
O líder capaz conseguirá em situações de conflito, submeter à equipe sem lutas e sem perder um único homem, atingir o seu triunfo total. Seguindo os princípios da organização e adaptando cada ação às circunstancias, com discernimento abstrai o potencial de cada um e ganha a sua confiança. Assim, se tornará um líder aliado