A arte como conhecimento e suas formas
DIFERENTES FORMAS DE ARTE E O QUE É CULTURA E SUA FUNÇÃO
Aluno:
Série: 1º ano
Professor:
Disciplina: Filosofia
Palmeira das Missões, 21 de novembro de 2013
INTRODUÇÃO
Arte geralmente é entendida como a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética ou comunicativa, realizada a partir da percepção, das emoções e das ideias, com o objetivo de estimular essas instâncias da consciência e dando um significado único e diferente para cada obra.
O principal problema na definição do que é arte é o fato de que esta definição varia com o tempo e de acordo com as várias culturas humanas. Devemos, pois, ter em mente que a própria definição de arte é uma construção cultural variável e sem significado constante. Até numa mesma época e numa mesma cultura pode haver múltiplas acepções do que é arte. Também é preciso lembrar que muito do que hoje chamamos de arte não era ou não é considerado como tal pelas culturas, diferentes da nossa, que a produziram, e o inverso também é verdadeiro: certas culturas podem produzir objetos artísticos que nós não reconhecemos como tais. As sociedades pré-industriais em geral não possuem ou possuíam sequer um termo para designar arte.
Alguns aspectos para definir a arte são:
A manifestação de alguma habilidade especial;
A criação artificial de algo pelo homem;
A apresentação de algum tipo de ordem, padrão ou harmonia;
A transmissão de um senso de novidade e ineditismo;
A expressão da realidade interior do criador;
A comunicação de algo sob a forma de uma linguagem especial;
A noção de valor e importância;
A indução ou comunicação de uma experiência-pico;
Coisas que deem uma resposta a um dado problema.
DESENVOLVIMENTO
As artes são muitas vezes divididas em categorias específicas, tais como artes decorativas, artes plásticas, artes do espectáculo, ou literatura. Assim, por exemplo, pintura é uma forma de arte plástica, e a poesia é uma forma